O aluno começa na FAIXA BRANCA, onde começa a absorver os princípios da arte marcial. Seu elemento o metal se liga aos pulmões, e é através deste órgão pela técnica de respiração que o aluno começará a acalmar a mente e o espírito para o treinamento. Seu pensamento deve ser livre de impedimentos, vazio, branco para receber a técnica e aprende-la de modo correto.
Ao passar para FAIXA AMARELA o aluno já possui algumas técnicas para sua defesa, ele já possui uma conexão com a terra, elemento que simboliza a proteção, raízes. Ele pode começar sua busca pela conexão entre céu e terra, percebendo seu lugar nesta interação. A busca pela energia do universo deve ser seu objetivo.
Quando recebe a FAIXA VERDE o aluno começa a florescer, entender melhor os princípios das mutações, seu corpo deve ser forte e flexível como o bambu, deve ter crescido em paciência em retidão e perseverança. A madeira é seu elemento e ele deve procurar crescer e dar fruto, seu objetivo deve ser ajudar os mais novos na arte para que ele mesmo visualize melhor seu caminho.
Ao passar para FAIXA AZUL o aluno começa a entender o princípio maior da arte marcial que é a fluidez e adaptabilidade da água, assim ele deve ligar sua mente e intenção a este elemento e buscar suas características. Sua forma começará a se tornar uma expressão pessoal adaptada ao seu corpo.
Quando se gradua FAIXA VERMELHA o aluno deve perceber que suas técnicas já estão em um nível onde se deve tomar cuidado ao realizar uma técnica, pois pode ferir seus colegas de treino, não deve mais do que nunca perder sua paciência nem sua marcial idade, respeitando a todos os indivíduos igualmente. Seu elemento o fogo deve representar a coragem que flui em seu sangue que é quente como o sol.
Chegando a graduação FAIXA PRETA, o praticante tem a convicção do que é capaz, e volta ao ponto inicial aprimorando suas técnicas com total humildade.
valeu claudio, agora sei o que significa cada uma
ResponderExcluirClaudio, muito util seu explicação... Estou pensando em começar uma arte marcial, pela questão da defesa do Hapkido, acabei indo pesquisar e achei teu blog... pois bem, eu tenho um serio problema de visão, quem treina hapkido pode treinar usando oculos de grau? Claro que me refiro so em questão de treino, não de combates.
ResponderExcluirPode treinar sim, não vai ter problemas em treinar com óculos!
ResponderExcluirValeu pela resposta :)
ResponderExcluirEstou treinando HPKD há 1 mês. Gosto dos treinos e técnicas, mas como não penso em combater, não gostaria de participar das lutas dois a dois que normalmente ocorrem no final da aula. Afinal, os graduados fazem os novatos de cobaia, correndo o risco de se contundir. E mesmo porque não se enquadra em meu perfil. Falei com o mestre a respeito, mas ele não abre mão de todos participarem.
ResponderExcluirNão queria, mas desisti do treino. Era frustrante essa parte.
Gostaria de saber se em todas as academias é obrigatório lutar ou algumas permitem que o aluno apenas faça os exercícios ?
Não é obrigatório Heidrum, cada mestre conduz a aula da maneira que acha mais conveniente.
ResponderExcluir