sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Três princípios do Hapki-do

PRINCÍPIO da não-resistência
Primeiro vem o princípio da não-resistência. Filosoficamente, este paralelismo de Funakoshi Shotokan máxima de que "O primeiro movimento tem nenhuma vantagem real." O princípio da não-resistência define que o estudante de Hap Ki Do não é para ser o agressor. A resistência é uma tática de tamanho e potência. A não-resistência é uma estratégia de espírito e técnica. O ponto de partida em Hapki-do é a premissa de que você estudar a arte de cultivar a paz e harmonia. No entanto, se ameaçado, você vai ter a disciplina para aceitar e atacar o seu adversário ou agressor, para apenas neutralizá-lo através da aplicação correta da estratégia e técnica.

O PRINCÍPIO CIRCULAR
No Hapki-do, o aluno aprende que a energia viaja em pacotes de circulos. Aprender a manipular esses pacotes, e usar o movimento circular para a sua vantagem acrescenta uma nova dimensão a suas estratégias de auto-defesa.
Dominar o princípio circular significa adeus "Batalha dos Titãs". Todo ataque que for usado contra você, será devolvido com a mesma intensidade. Em alguns ataques você poderá aumentar a violência do contra golpe, colocando sua própria força junto.

O PRINCÍPIO DA ÁGUA

Este é o princípio da água. E se você sabe como o princípio da água ou não, ele simboliza o mais alto nível de desenvolvimento das artes marciais.
Assim como a água pode formar montanhas. O primeiro nível de compreensão do princípio da água representa a aparente contradição que, mesmo enquanto o dispositivo mais eficaz de defesa, nos fundimos com nosso adversário, abraçando sua energia dirigida, e no abraço, porque sua energia se dissipar. Quando ele empurra, vamos recuar, quando ele se afasta, é preencher o vazio, que é o que rege o princípio da água. Aplicando o princípio da água, o nosso movimento se torna um com o do seu adversário. Nós, juntos, tornamo-nos como um só. No final, há apenas um movimento.
Dominar o princípio da água significa ter sempre o próximo passo na mão. Água que flui para baixo vem em cima de inúmeros obstáculos, mas sempre decreta a resposta perfeita. Não importa a forma como o adversário ataca, estamos confiantes e sabendo que em casa, sem sequer pensar nisso, vamos produzir o movimento para neutralizar o oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário